Camila Brito 10, Dayse Xavier 14, Ellen Cristina 16, Jéssica Camila 24 - Turma: 31 D
quarta-feira, 30 de novembro de 2011
Vozes do Silêncio: Memória cultural
Coro Madrigale: Requiem* de Mozart
segunda-feira, 31 de outubro de 2011
Roma: A vida e os Imperadores
quarta-feira, 28 de setembro de 2011
Atlas Ambulante:
Descrição do evento:
Na casa do Baile, até dia 02 de outubro, acontece a Mostra Itinerante: " Atlas Ambulante ". A mostra foi inspirada no livro: "Atlas Ambulante" e nos mostra algumas fotos de instrumentos de trabalho, partituras e videos com depoimentos de alguns "artistas". Artistas esses que trabalham como vendedores ambulantes, e decidem contar um pouco de sua história. A exposição foi organizada por Renata Marquez e Wellington Cançado. A Casa do Baile está localizada na Av. Otacílio Negrão de Lima,751 - Pampulha. Entrada franca.
Comentário Critico:
À partir dos depoimentos de Antônio Lamas, vendedor de biju; Osmar Fernandes, amolador de facas; Robson de Souza, vendedor de pirulitos; Jefferson Batista, vendedor de algodão doce e Agnaldo e Marlene Figueiredo, empalhadores e restauradores de cadeiras; podemos compreender a cidade de Belo Horizonte por um ponto de vista diferente, da forma como eles percebem a capital. Aprendemos sobre as dificuldades enfrentadas por eles, e o conhecimento que eles adquirem trabalhando na rua, como é a convivência com pessoas diferentes todos os dias. Podemos perceber que a exposição é extremamente rica em valores culturais e humanos.
Curta* na hora do Almoço:
quarta-feira, 31 de agosto de 2011
Museu Histórico Abílio Barreto - "Paisagem em Mutação"
quinta-feira, 30 de junho de 2011
Quarta Cultral
Ao alcance do olhar: Silêncio e ruídos da cidade
terça-feira, 31 de maio de 2011
Arquitetura de Belo Horizonte
A construção do Viaduto Santa Tereza teve início em 1928 e terminou em setembro de 1929, sob o comando do engenheiro Emílio Baumgart que atuou também nas obras de grandes modernistas cariocas como Oscar Niemayer.
Foi uma das primeiras construções do Brasil a utilizar o concreto armado, que era um dos mais importantes elementos da arquitetura do século XX.
Na década de 1990 foi declarado como patrimônio histórico do município.
Complexo da Estação Ferroviária
Prédio da Estação
Estátua do "Peladão"
Praça Rui Barbosa - Alameda da Palmeiras
Igreja São José
O signo de escorpião está localizado na 4ª coluna ao lado direito da Igreja São José, entre os signos de libra e sagitário.
Prédio da Prefeitura de Belo Horizonte
Apresenta estilo Art-Decó assinado pelo arquiteto Luiz Signorelli
É caracterizado pela forte tendência geométrica, simétrica e grandes estruturas de concreto armado.
A forma como foi construído nos passa uma impressão de que o espaço é maior, de um local mais ventilado e iluminado.
Igreja da Boa Viagem
Lavabo
Feira Tom Jobim
Entrevista com o feirante Teódulo Amauri da Mota, natural de Diamantina, 67 anos. Ele está a cinco anos na feira Tom Jobim.
Quando surgiu a feira?
A feira surgiu em 1970/71 na praça da liberdade, junto com a feira de Artesanato, atual feira de Artesanato da Avenida Afonso Pena.
O senhor recebe muitos turistas?
Não, pois a prefeitura não divulga, a feira não é muito movimentada apesar de ter uma boa localização, perto de hospitais, faculdades, farmácias.
Tem algum objeto específico que as pessoas procuram mais?
Não, cada um gosta de alguma coisa, é interessantíssimo com as pessoas procuram coisas diferentes. Por exemplo, outro dia me pedira algo sobre a história de Roma, e por coincidência na semana seguinte consegui uma colher no Rio de Janeiro.
Qual a importância da feira para Belo Horizonte?
A feira é importante para a cultura e o turismo de Belo Horizonte.
Edifício Acaiaca
Possui estilo Art-Decó.
Sua fachada dá destaque às efígies (escultura de índios).
quarta-feira, 20 de abril de 2011
Manotas Musicas - Grupo Trampulim
No dia 10 de abril de 2011, as 16 horas, na praça Dino Barbiero na Pampulha, em Belo Horizonte, ocorreu a peça teatral " Manotas Musicais " do grupo Trampulim em comemoração aos 17 anos do grupo.
A peça destinada a crianças, atraiu também jovens e adultos por apresentar atores caracterizados de palhaços que divertiram a todos.
Comentário Crítico:
A peça teatral " Manotas Musicais" atraiu um público muito variado, onde todos interagiam com os atores. O objetivo da peça era montar uma orquestra, onde os músicos eram o próprio público.
A peça apresenta um grande projeto pedagógico voltado para crianças, divulgando a cultura do circo.
Com toda certeza, o objetivo da peça que era a interação entre atores e público foi alcançado despertando grandes sentimentos e prazeres ao público. Sem dúvidas, uma peça indicada a todo tipo de público.